Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Pepe Gasso, nos estúdios da 730 (Foto: Petras de Souza/Portal 730)
pepe
A Rádio 730 recebeu, na tarde desta sexta-feira (4), a visita do presidente da Fundação Catalana de Esplai (Fundesplai), Pepe Gasso, e da vice presidente, Ana Romeu, parceiros da Fundação Pró Cerrado, durante o programa “Debates Esportivos”. Além de educação e aprendizagem, o dirigente catalão opinou sobre a saída do atacante Neymar Jr do Barcelona para o futebol francês.

Pepe Gasso está à frente de uma importante fundação espanhola especializada em prestar serviços de apoio a jovens e famílias em condições vulneráveis e nos últimos anos tem atuado em replicar o modelo de aprendizagem brasileiro desenvolvido pela Fundação Pró Cerrado e a Rede Pró Aprendiz para promover o acesso de jovens ao mercado de trabalho.

- “Nós temos um problema muito grave de acesso dos jovens ao mercado de trabalho na Europa. Quase 50% dos jovens abaixo dos 25 anos não trabalham e a metade não trabalha, tampouco estuda. Isto afeta uma geração inteira” afirma Gasso.

Na Espanha e Portugal já está em funcionamento o programa “Jovem Valor” que atende jovens de regiões carentes ou com dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Dezenas de aprendizes estão sendo capacitados e ingressam no mercado de trabalho por meio de empresas parceiras.

- “O Brasil tem muita experiência nos programas de atendimento a jovens que estão fora do sistema escolar. Por isso estão compreendendo este modelo e tentar copiar dentro da nossa realidade” justifica o presidente.

O principal assunto esportivo da semana é a transferência do atacante Neymar Jr do Barcelona FC para o PSG-FRA sob cifras jamais vistas no mundo da bola. Gasso revela que há uma mescla de tristeza e agradecimento pelo trabalho do brasileiro nos últimos três anos.

- “Eu acredito que o Neymar amadureceu bastante durante este tempo de Barcelona e ele sempre reconhecerá isto. Temos que evitar sentimentos fanáticos como se ele tivesse nos traído. O que fica é o agradecimento pelo trabalho realizado e a tristeza pela saída” esclarece Gasso.

Toda quarta-feira, a partir das 14h, você confere informações sobre educação no programa Cidadania em Destaque com espaço especial dedicado a aprendizagem com o "Momento Pró Aprendiz".

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757