Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Rolando Mata (Foto: Vinícius Tondolo/ Portal 730)
rolandomata2
Durante a primeira semana de maio a Espanha é palco do VIII Fórum Ibero-Americano Fazendo Políticas Juntos, evento que objetiva promover a melhora das condições de vida de jovens em condições de vulnerabilidade social por meio da educação e do trabalho.

Dezoito países estão representados no Fórum. O deputado federal, Rolando Mata, representante de El Salvador – país da América Central que faz divisa com a Guatemala e com Honduras - afirma que veio à Barcelona em busca de formas de incentivo ao ingresso de jovens salvadorenhos no mercado de trabalho.

A questão socioeconômica preocupa as autoridades de El Salvador, já que oferecer chances para que os jovens entrem no mercado de trabalho se tornou uma questão de sobrevivência para o país.

Por esse motivo, o parlamento tem buscado formas de evitar com que jovens sejam atingidos pela violência, drogas e condutas ilícitas. De acordo com o deputado Rolando Mata, o primeiro passo nesse sentido foi o lançamento do programa “Jovens com Tudo” que busca por meio de ações educativas e culturais combater a crescente violência no país.

El Salvador

De acordo com dados do Banco Mundial, El Salvador possui uma população de 6,127 milhões de habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas produzidas no país – alcançou US$ 25,85 bilhões em 2015. Apesar de a economia salvadorenha ter crescido cerca de 2,5% em 2015 - índice superior aos números registrados em anos anteriores – quase metade da população vive abaixo da linha da pobreza, de acordo com dados das Organizações das Nações Unidas (ONU).

Além disso, a maior parte dos habitantes é formada por jovens. A pobreza e a ausência de qualificação profissional têm feito com que a juventude busque trabalhar informalmente.. Estimativas dão conta de que atualmente, cerca de 90% dos trabalhadores salvadorenhos atuam na informalidade.

Do repórter Vinícius Tondolo, diretamente da Espanha

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757