Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Reprodução/ Internet
secretaria1
Quando Lilian Sholes, filha de Christopher Sholes, um dos criadores da máquina de escrever, se tornou a primeira mulher a datilografar em público no ano de 1867, ela não imaginava que no futuro o dia de seu aniversário, 30 de setembro, seria considerado o Dia da Secretária.

Em 1950, ano que marcou o centenário do nascimento de Lilian, empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram concursos de datilografia para eleger a melhor datilógrafa, além de outras comemorações. Os concursos passaram a ser realizados anualmente, dando origem ao Dia da Secretária.

Para ser secretária, não é preciso ter diploma de graduação. No entanto, com o avanço tecnológico as secretárias tiveram que buscar qualificação e capacitação profissional. Segundo a instrutora do curso de ‘Excelência em Secretariado’ do Senac Goiás, Adriana Paiva, os conteúdos do curso obedecem às exigências do mercado, que com o advento da internet, passou a valorizar profissionais capazes de realizar múltiplas tarefas.

O mercado de trabalho é amplo já que as profissionais podem trabalhar em órgãos públicos, na iniciativa privada e no setor industrial. De acordo com Adriana Paiva, o curso de ‘Excelência em Secretariado’ aborda temas referentes às várias áreas de atuação das secretárias.

Em média, as secretárias ganham cerca de R$ 1500,00 mensais. Todavia, esse valor pode variar conforme a área de atuação da profissional. A jovem Jaqueline Evangelista, de 25 anos, trabalha há três anos como secretária em um escritório de advocacia localizado em Goiânia. Ela conta como é seu dia a dia de trabalho.

Para mais informações sobre o curso de ‘Excelência em Secretariado’ do Senac Goiás acesse o site www.go.senac.brwww.go.senac.br

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757