Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Vila São Cottolengo (Foto: Portal 730)
radio730vila
O início de um novo ano representa uma excelente oportunidade para quem deseja praticar um ato de amor ao próximo: o voluntariado.

O voluntário é um agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos. O voluntariado está crescendo no Brasil e hoje em dia a prática desse tipo de trabalho pode também ser incluída no currículo profissional.

A Socióloga e Diretora Regional da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Dilze Percílio, afirma que a prática de um trabalho voluntário pode ser um fator decisivo em processos seletivos.

Em Goiás o Centro Goiano de Voluntários (CGV), uma das iniciativas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) é referência na formação de voluntários.  Desde 2001, a unidade recebe, capacita e encaminha, para instituições as pessoas interessadas no trabalho voluntário e, também, orienta as entidades interessadas em recebê-las.

O coordenador do CGV, Wellington Divino Fassa explica que quem deseja ser voluntário deve entrar em contato com o Centro e fazer um pré-cadastro por meio do site www.ovg.org.br.

O coordenador ressalta ainda que a escolha da instituição onde o trabalho será praticado parte do próprio voluntário.

Ao todo mais de 20 mil voluntários já foram formados pelo CGV. Desse contingente, 1569 pessoas se formaram em 2017. Os voluntários são encaminhados para instituições parceiras e também atuam em unidades da OVG e em eventos promovidos pela Organização, como o projeto Show de Natal e o Centro de Apoio ao Romeiro.

Atualmente 159 entidades estão cadastradas no CGV. Wellington Fassa esclarece como as instituições podem se cadastrar para receber voluntários.

A pedagoga Abadia Antônia Lopes é voluntária há cerca de quatro anos na Vila São Cottolengo, uma das instituições parceiras da OVG. Ela afirma que aprendeu com os pacientes da Vila o valor de um sorriso sincero, de um abraço.

O próximo processo de capacitação de voluntários que será oferecido pelo CGV está marcado para o dia 02 de fevereiro. Para mais informações, entre em contato com o Centro por meio do telefone: (62) 3201-9707.

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757