Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Imagem de satélite do Irma (Foto: NOAA via AFP - Getty Images)
irma
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (4) que o Furacão Irma, que avança no mar do Caribe atingiu a categoria 4, a penúltima mais perigosa na escala Saffir-Simpson que vai de 1 a 5.

Os meterologistas norte-americanos ainda não podem dizer precisamente onde o Irma passará quando tocar o solo americano, mas um aviso preventivo foi lançado para a costa leste e o Golfo da Flórida, para que autoridades e a população estejam preparados.

O furacão está entre Porto Rico e as Ilhas Virgens.  O governador portorriquenho, Ricardo Rossello, decretou estado de emergência antes mesmo de o furacão atingir a categoria 4, para preparar a população sobre a possível chegada do Irma. A ilha poderia experimentar ventos fortíssimos e até 20 centímetros de chuva.

Mas, segundo os meteorologistas, o fenômeno climático também pode regressar ao mar sem atingir o continente americano.

O Centro Nacional de Furacões afirmou que a tempestade pode chegar à região amanhã (5). Outras ilhas da região como Antígua e Barbuda, Anguilla, Montserrat, St. Kitts e Nevis, St. Martin, Guadalupe e Ilhas Virgens Britânicas também estão em alerta.

Enquanto isso, Texas e Lousiana ainda enfrentam inundações decorrentes da passagem do Furacão Harvey. Sobretudo a cidade de Houston, que enfrenta graves inundações e ainda tem problemas de energia elétrica. O Harvey foi considerado o desastre natural mais caro da história dos Estados Unidos.

Da Agência Brasil

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757