Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Tel Afar era o último reduto do Estado Islâmico na província de Ninawa, no norte do Iraque (Foto: EFE/Murtaja Lateef)
isis
A milícia Multidão Popular e soldados do Exército e da Polícia Federal do Iraque invadiram nesta segunda-feira (28) o município de Ayadiya, a cerca de 15 quilômetros ao norte de Tel Afar, último reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na província de Ninawa, no norte do país. A informação é da EFE.

As tropas governamentais tomaram ontem o controle de toda a cidade de Tel Afar, a uns 70 quilômetros a oeste de Mossul, e dominaram quase totalmente o distrito de mesmo nome, oito dias depois de terem lançado uma ofensiva contra o último reduto do EI em Ninawa.

A Multidão Popular informou em seu site que as tropas participaram de "ferozes combates" na região de Ayadiya, para onde os jihadistas foram depois de serem expulsos de Tel Afar.

Os jihadistas não ofereceram muita resistência e as forças iraquianas avançaram rapidamente na última semana.

Em Mossul, capital de Ninawa e principal reduto do Estado Islâmico no Iraque desde junho de 2014, os radicais lutaram durante quase nove meses para tentar manter a cidade, mas acabaram expulsos pelas tropas governamentais e pelas milícias aliadas.

Após retomar Mossul, as tropas iraquianas já controlam a maior parte da província, exceto algumas regiões em Tel Afar e a cidade de Al Ayadiya e arredores.

Da Agência EFE via Agência Brasil

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757