Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Bill Wechter / AFP
murotrump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (29) a construção de um oleoduto para exportar petróleo ao México, perto da cidade de Peñitas, no Texas, e que "passará por baixo do muro" que ele prometeu construir na fronteira entre os dois países. A informação é da EFE.

"O governo acaba de aprovar a construção de um oleoduto com o México, que impulsionará ainda mais as exportações de energia americana", disse Trump em uma conferência no Departamento de Energia dos EUA. Ele informou que o equipamento "passará justamente por baixo do muro", em referência à sua polêmica promessa eleitoral de construir uma barreira na fronteira com o México.

Trump não ofereceu mais detalhes da situação nem do percurso do novo oleoduto, ainda que posteriormente o Departamento de Estado tenha informado que se trata do oleoduto de New Burgos, que cruzará a fronteira e permitirá transportar 108.000 barris de petróleo por dia.

O anúncio foi feito durante um discurso em que o presidente defendeu a "revolução energética" que, segundo ele, os EUA estão vivendo sob o seu governo com a supressão da excessiva carga de regulamentos aplicados por seu antecessor, Barack Obama.

"Estamos iniciando uma era dourada para a energia americana", acrescentou Trump, que reiterou a sua intenção de revitalizar o setor do carvão e impulsionar a energia nuclear.

O governante americano terá oportunidade de comentar este novo oleoduto na próxima semana na Cúpula do G20, que será realizada em Hamburgo (Alemanha) e no qual Trump terá um encontro bilateral com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, segundo anunciou a Casa Branca.

A reunião entre Trump e Peña Nieto será a primeira entre ambos, e em um momento de tensões bilaterais pela controversa promessa de construção do muro e pela intenção do presidente americano de que o México arque com as contas, algo a que se opôs taxativamente o governo mexicano.

Da Agência EFE via Agência Brasil

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757