Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Susana Malcorra (na foto, ao lado do presidente Maurício Macri, vai morar em Madri (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
argentinad
A chanceler da Argentina, Susana Malcorra, anunciou nesta segunda-feira (29) sua renúncia por motivos pessoais. Para o seu lugar, foi nomeado o atual embaixador da Argentina na França, Jorge Faurie, diplomata de carreira. Susana elogiou a trajetória profissional de Faurie, que já está a caminho da Argentina e com quem ela se reunirá nesta terça-feira (30). A informação é da Agência EFE.

"Para mim, foi uma colaboradora fundamental, vamos sentir muito a sua falta", disse o presidente Mauricio Macri, ao anunciar a saída de Malcorra, que deixará o país para viver na Espanha. Ela disse que sua renúncia deve-se unicamente a motivos familiares e que continuará sendo parte do governo, como assessora especial de Macri, com a categoria de ministra.

Por sua vez, o chefe de gabinete, Marcos Peña, antecipou que Susana Malcorra será substituída por Jorge Faurie a partir de 12 de junho. Embaixador em Paris desde dezembro de 2015, com a chegada de Macri à Presidência, Faurie foi vice-chanceler em 2002, embaixador em Portugal e chefe de Protocolo durante o governo de Carlos Menem (1989-1999).

"Minhas felicitações a Jorge Faurie, um membro da minha equipe que agora assume a máxima responsabilidade da chancelaria. Estaremos, a partir de amanhã, trabalhando lado a lado. Não me cabe dúvida de que será uma transição modelo", disse Susana, enfatizando que deixa o cargo por "responsabilidades familiares". "Minha família está em Madri. Há muitos anos que estamos separados, e os anos acumulam a distância, por isso que tive que tomar a decisão."

Número 1

O chefe de gabinete de Macri, Marcos Peña, disse que o futuro chanceler é o "número 1" no ranking de diplomatas argentinos. "Acreditamos que, nesta tarefa de fortalecer a equipe que vem trabalhando na política exterior, é muito importante esse sinal aos diplomatas argentinos de que também podem liderar a Chancelaria", acrescentou.

Peña lembrou que, além de liderar a embaixada na capital francesa, Faurie estava começando a colaborar em tarefas vinculadas à Cúpula do G20, que a Argentina sediará em 2018.

Da Agência EFE via Agência Brasil

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757