Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Foto: Divulgação
etelvinomendonca
O Goiás encara o Itabaiana, do Sergipe, na primeira fase da Copa do Brasil, nessa quarta-feira (15), às 21h30, no estádio Etelvino Mendonça. Com o novo regulamento do torneio nacional, o time visitante tem a vantagem do empate para conseguir se classificar à próxima fase. Assim, o Goiás tenta se recuperar dos últimos três anos em que participou da competição e foi elimando, ainda nas primeiras fases, para times pequenos. O Verdão embarcou nessa segunda-feira (13) para Sergipe, logo após a vitória sobre o Goianésia (por 2 a 0), no domingo, pela quinta rodada do Campeonato Goiano. O time esmeraldino é o vice-líder do Grupo A, com 11 pontos. 

O técnico Gilson Kleina tem dois desfalques para essa importante partida: os laterais Paulinho e Felipe Saturnino, que seguem se recuperando de lesão. Porém, terá o reforço da mais recente contratação esmeraldina, o lateral Juan, que viajou com a delegação e já está à disposição de Gilson Kleina, mas não deve iniciar o jogo como titular. O comandante relacionou os seguintes atletas para a viagem:  Marcelo Rangel, Márcio, Pedro Bambu, Hélder, Patrik, Everton Sena, Fábio Sanches, David Duarte, Victor Bolt, Léo Sena, Toró, Jean Carlos, Tiago Luís, Carlos Eduardo, Léo Gamalho, Juan, Walter e Medina. Walter, que foi poupado na partida contra o Goianésia pelo estadual, deve começar a partida no banco.  

O técnico do Itabaiana deve relacionar os mesmos jogadores que conseguiram uma importante vitória pela Copa do Nordeste contra o CSA, a primeira do time na competição. São eles: Genivaldo, Andrade, Tiago Garça, Heverton, Alexandre, Magno, Madona, Hércules, Daniel Paraíba, Zaquel, Vinicius Golas, Mika, André Beleza, Igor Alves, Geovane, Thomas Anderson, Fabinho Cambalhota, Paulinho Macaíba e Diego Neves. 

Na trave 

Esta é a 25º vez que o Goiás participa da Copa do Brasil, mas o time esmeraldino ainda não conseguiu levantar o caneco no torneio nacional. O Verdão chegou à final da Copa do Brasil somente uma vez, em 1990, contra o Flamengo, mas perdeu por 1 a 0 no primeiro jogo, fora de casa, e no segundo, empatou por 0 a 0, e o rubro-negro carioca sagrou-se campeão. Nas semifinais, a última vez que o Verdão conseguiu chegar foi em 2013, mas caiu, novamente, para o Flamengo (sendo 2 a 1 no Serra Dourada para o rubro-negro, e o mesmo resultado no Maracanã). 

Decepções 

2013, inclusive, foi o último ano que o Goiás conseguiu uma campanha de notoriedade na Copa do Brasil. Em 2014, o Verdão caiu na primeira fase para o Botafogo-PB, quando perdeu o primeiro jogo por 2 a 0, e no segundo empatou no Serra Dourada por 0 a 0. Em 2015, chegou à terceira fase, mas foi eliminado pelo Ituano, sendo derrotado na partida de ida por 2 a 0, fora de casa, e no de volta, no Serra, ganhando de 3 a 1, mas foi eliminado pelo critério de gol marcado fora de casa. No ano passado, o time esmeraldino caiu novamente na primeira fase para o River-PI, perdendo por 2 a 1 na casa do adversário, e no Serra Dourada, repetindo o placar e indo para os pênaltis, onde perdeu por 7 a 8. Nesta temporada, o Alviverde tenta voltar a desempenhar uma boa campanha na Copa do Brasil e chegar, pelo menos, até a fase de mata-mata. 

Esperança 

A grande esperança do Goiás é o atacante Léo Gamalho. O camisa 9 esmeraldino é o artilheiro do Campeonato Goiano com seis gols, em cinco jogos. O jogador vem se mostrando decisivo nas partidas do estadual, como na quarta rodada contra o Anápolis, quando ele marcou no último lance da partida, evitando que o time esmeraldino fosse derrotado. 

FICHA TÉCNICA  

Copa do Brasil: 1ª fase 
Jogo: Itabaiana x Goiás  
Data: 15/02/2017  
Horário: 21h30 horas (de Brasília)  
Estádio: Etelvino Mendonça 
Cidade: Itabaiana - Sergipe 

Árbitro: José Mendonça da Silva Junior  
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Diogo Morais   
4º Árbitro: Claudionor dos Santos Junior 

ITABAIANA: Genivaldo; Magno, Tiago Garça, Heverton e Janilson Madona; Hércules, Daniel Paraíba e André Beleza; Geovane, Diego Neves e Paulinho Macaíba. Técnico: Aílton Silva. 

GOIÁS: Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Everton Sena, Fábio Sanches e Patrick; Léo Sena, Victor Bolt, Jean Carlos e Thiago Luiz; Carlos Eduardo e Léo Gamalho. Técnico: Gilson Kleina. 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757