Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

goias vila marcellodantas cristianoA história entre Goiás e Vila Nova já é antiga. Pra sermos mais exatos, são 74 anos, e tudo começou em 25 de Julho de 1943. Nessa época os clubes começavam a se estruturar, e o futebol no Estado de Goiás ainda era amador.

Coincidência ou não, a narrativa dos times é semelhante. O Tigrão foi fundado em 1938 como a Associação Mariana, mas somente em 1943, com o clube ainda amador, tornava-se o Vila Nova Futebol Clube. Já o Goiás nasceu também no ano de 1943, em Abril. Alguns meses depois surgia uma história de rivalidade que perdura até hoje.

O primeiro confronto aconteceu em 25 de Julho de 1943, na ocasião os times disputavam o Campeonato Citadino de Goiânia, de futebol amador. O Goiás foi o vencedor pelo placar de 4 a 0. Os gols do Esmeraldino foram marcados por Fio três vezes, o nome do autor do outro gol não foi encontrado.

De lá para cá muita coisa aconteceu entre os clubes, os números estão aí para comprovar. São 268 confrontos na história, com 135 vitórias para o lado do Verdão, e 62 para o Tigre. Ao todo as equipes já empataram 72 vezes, foram 462 gols marcados pelo Goiás e 277 pelo Vila Nova. As informações são do site Futebol de Goyaz. 

Agora os times duelam pela final do Campeonato Goiano no próximo domingo (30). Vila e Goiás já se enfrentaram na decisão da competição por 15 vezes. A primeira foi em 1966 e o Goiás sagrou-se campeão. O Verdão já faturou 6 das 15 finais, o Tigrão tem mais títulos com 9 canecos conquistados.

Goianão 2017

Deixando a história de lado, vamos à atualidade. No Goianão de 2017 Vila e Goiás fizeram um Campeonato irregular. O Verdão conseguiu a classificação para a fase final após eliminar o Atlético. Na partida de ida, o Esmeraldino venceu por 2 a 1, e na volta às duas equipes empataram em 0 a 0, o que deu a classificação para o Goiás. O Verdão chega à final com 16 jogos disputados no Goianão, sendo 6 vitórias, 5 empates, 3 derrotas , 23 gols marcados, e 17 gols sofridos.

Já o Vila conseguiu a vaga depois de encarar o time com a melhor campanha na frase de grupos, a Aparecidense. No jogo de ida, o Tigrão venceu no Serra Dourada por 2 a 1. Na volta a partida ficou empatada em 2 a 2, e inclusive foi considerada a melhor do Goianão até aqui. O Tigrão fez 14 jogos, venceu 6, empatou 4, perdeu 4, somou 16 gols e levou 15.

Vencer o Goianão para o Vila Nova significa romper um tabu de 12 anos. A última vez que o Colorado ergueu a taça de Campeão Goiano foi em 2005 contra o Goiás. Já pelo lado Esmeraldino, levar esse título dá uma moral a mais para o clube que tem pela frente a Série B do Campeonato Brasileiro. Independentemente de quem triunfar, com certeza será uma final daquelas que todo torcedor gosta. 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757