Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Superintendente da SME de Aparecida de Goiânia, Selma Soares, conversou com a apresentadora Cecília Barcelos e com ouvintes da 730 no Cidadania em Destaque (Foto: Johann Germano/Portal 730)
selmasoares
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia iniciou, nesta quarta-feira (4), o período de matrículas para alunos novatos da rede pública. Ao todo foram disponibilizadas 13.547 vagas nas 88 unidades escolares do município – 59 escolas e 29 Centros de Municipais de Educação Infantil (Cmeis). As vagas foram distribuídas em 10.879 para o ensino fundamental e 2.688 para a educação infantil.

Em entrevista ao programa Cidadania em Destaque, da 730, a superintendente pedagógica da SME, Selma Soares, explica que o cronograma das matrículas já estava definido desde o final do ano passado, que os alunos veteranos já estão com matrículas garantidas para o ano letivo de 2017.

Ouça a entrevista na íntegra:

“Os alunos veteranos já são confirmados no final do ano letivo. Quando o ano se encerra, os pais já são informados do início do próximo ano letivo. Então, nesse início de ano, estamos começando com os novatos”, afirma.

As matrículas dos alunos novatos da rede pública de Aparecida poderão ser feitas até o dia 14 de janeiro, por meio do site da Prefeitura em qualquer horário, clicando no banner “Telematrícula e Matrícula online 2016”, ou pelo telefone 0800 607 0040, das 8h às 21h. a superintendente explica aos pais que possuem acesso à internet que o site é auto-explicativo, o que facilita a inscrição.

“Ao entrar no site da Prefeitura, já vai aparecer o ícone da matrícula informatizada, então já consegue identificar se a matrícula é para educação no ensino fundamental ou infantil, faz a escolha, preenche os dados da criança e abaixo aparece a opção da escola. Temos escola infantil, educação integral e o ensino fundamental”, esclarece.

Após a conclusão da inscrição, é gerado um número, que deve ser levado pelos pais diretamente até a unidade de ensino escolhida. A superintendente explica quais os documentos necessários para efetuar a matrícula na escola.

“Certidão de nascimento, o RG da mãe ou do pai ou do responsável, o comprovante de endereço, o cartão de vacina, e a declaração da escola na qual estava estudando. No caso da educação infantil e do 1º ano, não é necessário a declaração de escolaridade, mas daí em diante sim”, explica.

De acordo com a assessoria de comunicação da SME, por conta da alta demanda, as vagas para educação infantil foram preenchidas em poucas horas após início do processo de matrículas e que agora as crianças estão sendo inseridas no cadastro de reserva da Educação.

“Neste ano disponibilizamos cerca de mil vagas a mais que no ano passado, isso porque temos dez novos Cmeis que foram inauguradas no 2º semestre de 2016. Ao todo, neste início de 2017, a rede de ensino infantil contará com 30 unidades, pois o Cmei do Village Garavelo também está pronto e as vagas já estão disponíveis no sistema”, pontuou a superintendente Selma Soares.

A educação infantil compreende crianças de 1 a 5 anos, e o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano. As aulas em Aparecida de Goiânia começam no próximo dia 19 de janeiro. Apesar das 2,6 mil vagas disponibilizadas para os pequenos até cinco anos, a superintendente afirma que a quantidade não é suficiente para atender a toda a demanda.

“Não é. Nós estamos já com processo de licitação de mais 21 Cmeis, que vai aumentar e muito a nossa oferta de vagas, e estamos com a expectativa de inaugurar mais dois Cmeis nesse primeiro semestre, que é o do Retiro do Bosque e o do Portal Sul. Estamos estudando uma forma de fazer convênios para atender, pois a demanda é grande. Estamos conversando com o secretário de Educação, Rodrigo Gonzaga Caldas, com o prefeito Gustavo Mendanha (PMDB), que está muito preocupado com a educação, que é a “menina dos olhos”, ele quer fazer dela o diferencial da gestão, e nós vamos fazer o melhor para que isso aconteça”, reforça.

Clique aqui para fazer a matrícula no site da Prefeitura.

carregando...

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757