Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail
esporte
notícias

Imagem: Arthur Magalhães/Portal 730
fgf conselho 2017
Pontapé inicial no Goianão 2017. Nesta quarta-feira (23), a Federação Goiana de Futebol (FGF) promoveu o Conselho Técnico da competição, que terá a estreia do Iporá e retorno do Rio Verde, depois de três anos. Com 18 datas disponíveis, o estadual tem início previsto para o dia 28 de janeiro e término no dia 7 de maio. A fórmula de disputa será a mesma de 2016.

A reunião, realizada no AlphaPark Hotel, contou com representantes dos 10 clubes que disputarão a 1ª divisão do estadual, onde foi possível discutir e definir o regulamento da competição. As equipes estão divididas em dois chaveamentos: o Grupo A será formado por Goiás, Vila Nova, Itumbiara, CRAC e Iporá; o Grupo B terá Anápolis, Atlético Goianiense, Aparecidense, Goianésia e Rio Verde.

Nos dois primeiros turnos, equipes do Grupo A jogarão contra os times do Grupo B. No terceiro turno, os confrontos serão dentro do próprio chaveamento. Sendo assim, Goiás e Vila Nova se enfrentarão apenas uma vez, enquanto o Atlético, campeão brasileiro da Série B de 2016, jogará contra os rivais duas vezes na primeira fase. O líder de cada chave mais os dois melhores classificados no geral avançam à semifinal. Já os dois piores na classificação geral serão rebaixados.

Com a fórmula de disputa mantida, pequenos ajustes foram realizados. Assim como 2016, não haverá mais vantagem para as equipes que conquistarem a melhor campanha na primeira fase. Como de praxe, na fase eliminatória os melhores clubes - no quesito pontos - decidirão em casa.  Caso ocorra empate em número de pontos e saldos de gols, os confrontos do mata-mata serão decididos nos pênaltis.

ABERTURA

A bola vai começar a rolar no dia 28 de janeiro, o palco da estreia será o estádio Olímpico. Logo de cara um clássico! Relembrando uma história antiga e de muita tradição Atlético e Vila Nova se enfrentam na abertura do Goianão 2017.

Maior campeão goiano, o Goiás atual bi-campeão consecutivo estreia fora de casa contra a Aparecidense na reedição da final do Goianão de 2015. Já o Anápolis, atual vice-campeão goiano recebe no Jonas Duarte o Itumbiara. Os duelos Goianésia x Iporá; e Rio Verde x CRAC, que completam a primeira rodada, ainda estão sem locais definidos.  

GOIÁS X VILA NOVA

O clássico com maior rivalidade do Centro-Oeste só terá uma edição na primeira fase do campeonato. Como estão no mesmo chaveamento, Goiás e Vila Nova só se enfrentam no terceiro turno do Goianão. Dia 26 de março, o derby terá como mando o Tigrão. Por opção, o Alviverde representado por Harlei Menezes decidiu abrir mão do mando e o clássico terá o Vila como mandante. 

QUARTA SUBSTITUIÇÃO

Uma das novidades das Olimpíadas do Rio 2016, no Mundial sub-20 feminino e no Mundial de Clubes que será realizado em dezembro é a quarta substituição. Todos os representantes dos dez clubes aprovaram que o Campeonato Goiano também desfrute desta nova opção. Desta forma um documento será redigido para que possa ser feita a alteração no regulamento da competição já para 2017. Caso não seja autorizado pelo órgãos responsáveis, a novidade será utilizada no Goiano de 2018. 

Técnico do Goiás, Gilson Kleina aprovou a novidade. Segundo o comandante esmeraldino “quem ganha é o fator técnico”. Pensamento compartilhado por Zé Teodoro: “O fator motivacional pesa muito. Penso que é válido termos uma quarta alteração", declarou o dirigente da Aparecidense.

carregando...

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757