Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

fricasseComo sempre digo, cozinhar é um ato de carinho! Colocar amor no que se faz é, sem dúvida, o melhor tempero. Não tem erro: fez com cuidado e vontade de agradar, vai agradar mesmo! Hoje me deu o palpite de compartilhar neste espaço mais uma receita que minha família adora quando faço. E sabe o que é melhor? É super fácil e fica uma delícia! Então, hoje vamos de Fricassé, mas um pouquinho diferente do tradicional.

Algumas considerações antes de partir para a receita: Como já afirmei outras vezes aqui no blog, eu costumo fazer tudo “no olho”, sem seguir medidas exatas, mas darei algumas sugestões para que você se oriente. Ou seja, ao fazer este prato, confie no seu próprio paladar e dê o seu toque de Chef! ;)

FRICASSÉ COM BANANA DA TERRA

Ingredientes:

2 peitos de frango

1 cebola grande picada em cubinhos

2 dentes de alho picadinhos ou amassados

3 bananas da terra

3 espigas de milho verde

1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes (aproximadamente)

1 caixa de creme de leite

200g de requeijão

100g de azeitonas sem caroço picadas

200g de muçarela fatiada (sim, a escrita correta deste queijo em português brasileiro é esta, com cê-cedilha!)

100g de batata palha

Sal e temperos variados a gosto

Modo de Preparo:

Normalmente, costumamos comer fricassé com o frango desfiado. Aqui eu faço diferente, aproximando mais da receita original do prato. Então, corte o peito de frango em cubinhos ou tiras pequenas e tempere a gosto. Numa panela, aqueça um pouco de azeite ou óleo de sua preferência, refogue a cebola, o alho e junte o frango. Cozinhe pingando um pouquinho de água de vez em quando para dourar a carne. Acrescente as azeitonas. Caso prefira, também pode colocar palmito picado. Ajuste o tempero e reserve.

Descasque as bananas, pique em rodelas ou no sentido transversal e grelhe numa frigideira com um pouquinho de óleo para não grudar. Reserve.

Bata o milho verde e o caldo de legumes no liquidificador e, depois, leve ao fogo para cozinhar e engrossar até formar um creme (angu). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Ao fim do cozimento, acrescente o creme de leite e ajuste o tempero. Tem gente que faz com milho em conserva, mas o sabor com o fresco é indiscutivelmente melhor.

Agora, vamos à montagem. Você pode misturar o creme de milho à carne refogada. Eu prefiro montar em camadas distintas. Para isso, num refratário, comece com o refogado de frango. Cubra com o creme de milho verde. Ele já vai penetrar um pouco na carne, ainda que em camadas separadas. Coloque o requeijão e disponha as bananas por cima, formando mais uma camada. Cubra com o queijo e leve ao forno para gratinar.

Para finalizar, decore com batata palha por cima e sirva com arroz branco. 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757