Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Maminha ao molho de vinho tinto com creme de cenoura
Maminha ao Molho de Vinho Tinto com Creme de Cenoura
O purê nada mais é que um prato feito com legumes ou frutas amassadas ou processadas até ficarem com consistência de papa. Em alguns casos, leva ingredientes como manteiga, leite e até mesmo ovos, dentre outros. O mais conhecido, sem dúvidas, é o purê de batatas, mas também se faz purê com maçã, ervilhas, pera, abóbora e mais uma extensa lista de possibilidades.

Apesar do nome de origem francesa, é impossível atribuir o surgimento deste prato a um único país ou cultura. Mas as primeiras referências a esta receita surgiram na Inglaterra, por volta de 1750. Uma coisa é certa: o purê é um excelente acompanhamento em diversos pratos. Versátil, fácil de fazer, leve para comer e simplesmente delicioso! Melhor que isso, dá pra você improvisar a combinação com o que tem em casa mesmo. É só correr pra geladeira e escolher o ingrediente principal e incrementar com o que for possível.

Experimente sair da rotina e explorar novos sabores! Particularmente, amo batata de todas as formas, inclusive o purê! Mas confesso que passei a consumir mais cenoura, desde que comecei a processá-la e misturar a outros ingredientes. Antes, eu me limitava ao irresistível bolo de cenoura com chocolate ou o saudável (e gostoso!) suco de laranja, cenoura e beterraba. Mas hoje a minha dica é para o purê de cenoura! Então, aproveite que o preço desta raiz está em conta e crie seu prato com este acompanhamento!

PURE DE CENOURA

Ingredientes:

3 cenouras médias a grandes

Água (para cozinhar)

1 xícara (chá) de leite

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola pequena cortada em cubinhos

2 dentes de alho picadinhos

Sal e pimenta do reino a gosto (pode acrescentar outros temperos, como noz moscada, páprica, cheiro verde etc. Eu adoro colocar tomilho!!!)

Modo de preparo:

Descasque as cenouras e pique para facilitar o cozimento. Com o auxílio de um garfo, verifique quando estiverem macias e escorra a água. Bata a cenoura cozida no liquidificador, juntamente com o leite e o sal.

Em uma panela com cabo longo (para facilitar que você segure no momento da finalização), aqueça a manteiga e doure a cebola e o alho, sem deixar queimar. Despeje a mistura batida e mexa até que reduza e engrosse um pouco, atingindo a consistência desejada. Ajuste o sal e finalize com a pimenta do reino e a noz moscada.

Use sua criatividade e seu paladar para dar um toque próprio a esta receita básica. Vale incrementar, por exemplo, com creme de leite, requeijão cremoso ou mesmo queijo ralado. Acompanha todos os tipos de carne, inclusive aves e peixes. 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757