Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail


A pizza permite uma infinidade de sabores, salgados e doces
PIZZA 1
Considerado um dos pratos mais populares do mundo, a pizza é praticamente uma unanimidade aqui no Brasil. Difícil é encontrar quem não goste de saborear esta delícia. A origem exata deste disco de farinha de trigo coberto com molho, queijo e outros ingredientes não é muito precisa. O certo é que os italianos a transformaram num dos pratos mais populares e versáteis que existe.

De uma clássica e tradicional margherita, com muçarela, molho de tomate e manjericão, a uma ampla combinação de sabores, incrementados por ingredientes regionais, as possibilidades são muitas e contemplam todos os paladares. A paixão pela pizza foi o tema do quadro Toque Gourmet no programa Cidadania em Destaque desta sexta-feira, 8. Você ouvinte por conferir o bate papo com o Chef Pizzaiolo Jonathas Mateus Silva no link abaixo.

Além de falar sobre o Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho em todo o território brasileiro, ele dá dicas para quem quiser bancar o pizzaiolo em casa e comemorar em grande estilo esta data. Pra finalizar, tem uma receita de pizza de chocolate com morango ao fim da entrevista, com orientações para o preparo desde a massa. Ouça e aproveite!

Mas eu também vou deixar aqui a minha própria receita de uma massa muito boa e fácil de fazer. O recheio eu deixo por sua conta! Não se esqueça de caprichar no molho e escolher ingredientes de qualidade para montar seus sabores preferidos!

PIZZA

Ingredientes:

10g de fermento biológico seco

120ml de água (aproximadamente)

1 colher (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de azeite

250g de farinha de trigo

1 colher rasa (café) de sal

Modo de preparo:

Eu costumo fazer um pré-fermento, ou o que nossas avós chamavam de esponja ou massa mãe. Para isso, misture bem o açúcar, com o fermento biológico seco, 3 colheres de farinha de trigo, retiradas da medida total da receita, e um pouco da água da medida também. Misture bem e deixe descansar uns minutinhos. Você vai perceber que essa mistura vai dobrar de volume e ficar com aspecto esponjoso. Isso também é bom para você testar o fermento, já que terá a prova de que ele agirá na sua receita. Se preferir, pode fazer a fermentação direta também, acrescentando os ingredientes um a um, começando pelos secos e finalizando com a água, aos poucos, até chegar no ponto ideal.

Se tiver optado pelo pré-fermento, em uma bacia coloque a farinha de trigo e o sal, adicione o azeite, misturando bem, e finalize com a água, também aos poucos. Atenção: a quantidade de água pode variar de acordo com a marca de farinha utilizada, podendo precisar de mais ou menos água. Aqui vale uma dica comum para massas de pães: a massa tá dura, coloca água; tá mole demais, coloca farinha. Depois, é levar para uma bancada e sovar bem, para estimular o glúten. É ele que dá elasticidade e plasticidade às massas, permitindo que sejam abertas sem que se rompam e que também recebam diferentes formas nas modelagens.

Esta receita rende dois discos de pizza médios, dependendo da espessura que for abrir. Dessa forma, divida a massa em duas partes, modele em bolas e deixe descansar por cerca de uma hora. Depois, enfarinhe a bancada e, com um rolo, abra os discos de pizza, coloque-os na forma, fure com um garfo e leve para pré-assar por uns 10 minutos. Estará pronto para rechear ao seu gosto ou de seus convidados.

Algumas dicas:

Se você tiver crianças em casa, separe os ingredientes do recheio e permita que se divirtam montando as próprias pizzas. Meus sobrinhos amam fazer isso quando estão na minha casa!

A temperatura da água deve ser um morno que a pele suporte. Aquela mesma temperatura das mamadeiras dos bebês. Nem quente, nem fria. A água fria ou gelada, retarda a fermentação e a massa levará muito mais tempo para crescer. Quente demais, mata as leveduras e o fermento também perde sua eficácia.

Esta receita é fácil e fica muito boa! Minha preferência é pelas pizzas mais clássicas, com massa fina e dos recheios mais tradicionais: calabresa, margherita, quatro queijos, pepperoni. Mas o legal de se fazer em casa é criar sua própria à moda! Bon apetit!

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757