Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

O creme de ervilha é ótima opção para substituir o tradicional caldo de feijão
sopa de ervilha
Julho chegou e nada melhor que o primeiro dia do mês para estrear este novo espaço. Há quase dois meses, lançamos o quadro Toque Gourmet no novo Cidadania em Destaque. Uma vez por semana, especialistas da Gastronomia participam do programa com dicas e receitas que vão te ajudar a arrasar na cozinha. Aproveitando esta minha grande paixão pela magia das panelas, aceitei o desafio de escrever sobre o tema. Aqui, poderemos trocar experiências e, principalmente, deliciosas receitas!

E nesta primeira postagem vamos pegar carona no alto preço do feijão. De item essencial da cesta básica, passou quase à condição de artigo de luxo. Além do sabor próprio e, para muitas pessoas, insubstituível, o feijão tem alto valor nutricional: é rico em fibras, ferro, proteínas vegetais, entre outros nutrientes. 

Para não pesar no orçamento e nem comprometer a qualidade de sua alimentação diária, a dica é substituir o tradicional arroz com feijão por novas combinações, também do grupo das leguminosas. Lentilha, ervilha e grão de bico são excelentes opções, que podem variar de acompanhamentos em saladas até a mistura direta com o próprio arroz. Uma maneira de diversificar o cardápio sem perder proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras.

Certamente, algumas pessoas vão torcer o nariz, mas vale experimentar antes de simplesmente criticar. Você pode se surpreender! Financeiramente, a opção mais viável é a ervilha. E, para mim, esta é também a mais gostosa! Que tal, então, aproveitar o clima mais ameno do inverno para apostar numa receita super fácil de fazer? Siga a receita e bom apetite!

CREME DE ERVILHA

Ingredientes:

1 cebola picada em cubinhos

2 dentes de alho picadinhos

150g de bacon em cubos pequenos

150g de calabresa cortada em cubos

1 pacote de ervilhas secas (você encontra na seção de fubá e pipoca dos supermercados)

Sal e pimenta a gosto

Cheiro verde, queijo ralado e torradas para acompanhar

Modo de preparo:

Frite o bacon em sua própria gordura e aproveite para fritar a calabresa também. Escorra o excesso de óleo e reserve os ingredientes fritos. Eu costumo fazer isso já na panela de pressão para aproveitar o sabor dos embutidos no cozimento das ervilhas. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho, junte as ervilhas, sal e pimenta, cubra com água e leve para cozinhar na pressão por aproximadamente 30 a 40 minutos. A quantidade de água para o cozimento da ervilha segue a mesma proporção do feijão. Retire a pressão da panela, ajuste o sal e escolha a consistência que melhor lhe agradar. Eu prefiro um creme mais encorpado e normalmente acrescento água aos poucos até chegar ao ponto desejado. Se preferir um caldo mais fluido, pode bater com um pouco de água no liquidificador e depois retornar à panela. Junte o bacon e a calabresa fritos, misture bem e sirva, acompanhado de cheiro verde, queijo ralado e torradas. 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757