Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Leia mais...Pizza, risoto, lasanha, polenta, nhoque, grostoli e, claro, o macarrão - em seus diferentes cortes, devidamente acompanhado pelos mais variados e deliciosos molhos. Para beber, um bom vinho! Na trilha sonora, a Tarantella ou mesmo o timbre forte de um tenor. E se os pratos irresistíveis forem preparados por uma Nonna!... Hummmm... Combinação perfeita para momentos inesquecíveis com família e amigos. Ah, a Itália e seus costumes! Tradições que encantam e sabores incomparáveis!

E tudo isso pode ser vivenciado num charmoso pedacinho de Goiás. Localizada a 44 quilômetros de Goiânia, a cidade de Nova Veneza, com cerca de 9 mil habitantes, tem resgatado suas origens por meio das novas gerações. O município nasceu da ocupação italiana, reduto de colonos que vieram para o Brasil há mais de 100 anos! Símbolo da imigração em Goiás, Nova Veneza preserva uma rica história cultural, que pode ser conferida durante seu já tradicional Festival Italiano!

Entre os dias 1º e 4 de junho, a cidade será sede da 13ª edição deste evento, que faz parte do calendário oficial do Estado e integra o Circuito Gastronômico de Goiás. De quinta a domingo, os visitantes poderão acompanhar uma programação recheada de gastronomia, música, dança, esporte, artesanato e muito mais. Presença garantida do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina. A entrada no evento é gratuita e os preços dos pratos bastante acessíveis, variando entre R$ 10 e R$ 40. Além disso, são porções bem servidas.

Se você for do tipo que gosta de experimentar novos e incríveis sabores, não deixe de comer os molhos Creme de Zuca (abóbora cabotiá, vinho branco, bacon, queijo e creme de leite) e Goiás É Bom Demais (pequi com frango desfiado e açafrão). Vale até misturar um pouquinho de cada, pois eles conseguem se equilibrar bem. E outra dica importante: tente não se preocupar com dieta enquanto estiver por lá!

Quer saber mais sobre o Festival Italiano de Nova Veneza? Então acesse agora o link abaixo e ouça meu bate papo com a presidente da comissão organizadora do evento, Hermione Stival, no quadro Toque Gourmet desta sexta-feira (26), dentro do programa Cidadania em Destaque. 

Leia mais...O presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a lei que regulamenta a cobrança de gorjeta a profissionais de bares, restaurantes, hotéis e estabelecimentos similares. Para o cliente, absolutamente nada muda com a legislação. O pagamento continua a ser facultativo para o consumidor, que deve ser informado previamente pelo estabelecimento se o mesmo cobra ou não os 10% da taxa de serviço.

As mudanças com a regulamentação atingem as outras partes, formadas por empresários e empregadores desses segmentos. A partir de agora, quando cobrada, a gorjeta passa a ser incorporada ao salário dos profissionais. Com isso, as empresas inscritas no regime de tributação federal diferenciado, o chamado Simples, poderão reter 20% da gorjeta, enquanto as que não optam pelo Simples reterão 1/3 do valor. Esses percentuais serão destinados ao pagamento de encargos.

A nova lei tem por objetivo disciplinar o rateio da taxa adicional cobrada sobre o serviço prestado. Na prática, os empregadores deverão anotar na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no contracheque de seus empregados o salário contratual fixo e o percentual recebido, além da média dos valores das gorjetas referente aos últimos doze meses.

A Lei da Gorjeta foi o tema do quadro Toque Gourmet desta sexta-feira, 17, no programa Cidadania em Destaque. A consultora de negócios de alimentação, Fernanda Fernandes, detalhou as alterações propostas pela legislação e também deu dicas para que os profissionais da área possam potencializar o atendimento e garantir o recebimento da gorjeta.

Confira a íntegra da entrevista no link abaixo.

Leia mais...A origem desta delícia é um tanto incerta, mas não há dúvidas de que, no Brasil, o pastel é praticamente uma unanimidade. Particularmente, acho difícil resistir a essa iguaria! Não tem lugar, hora e muito menos recheio que impeça a degustação. Basta ter vontade e usar a criatividade!

O pastel talvez seja o mais democrático alimento disponível em território brasileiro, pois agrada às mais diferentes classes sociais. Pode ir do tradicional carne com queijo aos mais requintados ingredientes, como frutos do mar, queijo brie, entre outros.

E o pastel foi tema do quadro Toque Gourmet no programa Cidadania em Destaque desta sexta-feira, 27. Para falar sobre o assunto, ninguém melhor que um especialista! O empresário e pasteleiro Daniel Henrique Lemes, falou sobre a história da família que fundou a primeira pastelaria de Goiânia, há mais de 50 anos.

A qualidade da massa, a variedade dos recheios e, principalmente, a criatividade na hora de incrementar o cardápio garantem o diferencial e asseguram a clientela fiel do estabelecimento que já foi eleito, por duas vezes consecutivas, como o melhor pastel da capital. Mais que isso, no ano passado, o Pastel Árabe – uma invenção da equipe da Pastelaria do Meu – foi classificado entre os 12 melhores pastéis do Brasil e o Daniel foi representar Goiás no programa de televisão da Ana Maria Braga, o Mais Você. Reconhecimento justo e merecido, pois é realmente uma delícia!

Além do bate papo sobre o universo de possibilidades que o pastel oferece, Daniel Henrique Lemes também entregou para os nossos ouvintes um segredinho de família: a receita da massa de pastel que faz tanto sucesso há 5 décadas em Goiânia. Você pode conferir a íntegra da entrevista, com a receita, no link abaixo.

Leia mais...Acredita-se que as tradicionais empadinhas, amadas pelos brasileiros, sejam derivação de uma iguaria portuguesa, uma espécie de pastelão em forma de caixa com tampa. Se for esta a origem ou não, o que realmente importa é que esta delícia foi aperfeiçoada por aqui e há muito tempo superou o status de salgadinho de festa.

Aquela massa gostosa, que desmancha na boca, agora recebe recheios que vão além do tradicional frango. As possibilidades parecem não ter fim. Inclusive com várias opções doces! Isso mesmo: empada doce!!! Banana com canela, geleia de morango com ricota, goiabada com queijo e, claro, chocolate!!! Impossível resistir!

E certamente foi na cidade de Goiás que a arte culinária se superou e conseguiu transformar essa receita em algo que traduz a riqueza cultural do povo goiano. Da antiga capital do Estado, vem o tradicional empadão, recheado com lombo de porco, linguiça, queijo fresco, frango, palmito, ovo, guariroba e o inconfundível pequi!

O empadão goiano, além de muito sabor, tem um valor simbólico considerável. É um produto da identidade goiana e um dos pratos regionais mais conhecidos no Brasil. Tanto que está em processo de reconhecimento como Patrimônio de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

E foi da cidade de Goiás que veio para Goiânia a receita que deu início a uma história de família com esta guloseima. E que se tornou referência para os mais apurados paladares. A tradição e o sabor consagrados por Alberto Cavalcante de Souza, foram destaque no quadro Toque Gourmet desta sexta-feira, 20, no programa Cidadania em Destaque.

Num bate papo descontraído, a filha caçula do Alberto, Chef Paloma Cavalcante, falou sobre a família, tradições regionais, riqueza cultural de Goiás, o empadão goiano e os segredos de tanto sabor. Para completar, ela compartilhou com os ouvintes da Rádio 730 uma receita deliciosa de empada de chocolate que combina super bem com sorvete, é o Petit Gâteau Goiano! Confira a receita e a entrevista completa no link abaixo.

Leia mais...Ele é cremoso, refrescante e delicioso! É praticamente impossível resistir ao sorvete! Ainda mais neste calor que estamos enfrentando nos últimos dias. O verão veio com tudo! Sozinho ou acompanhado de sobremesas, este alimento é bastante versátil e agrada aos mais diferentes paladares. Mas o sorvete também se torna um sofrimento, uma verdadeira tortura, para quem está de dieta. Isso porque as versões industrializadas são ricas em gorduras e outras substâncias que comprometem o emagrecimento e, inclusive, atrapalham a saúde.

Mas, graças a Deus e aos experimentos de nutricionistas e outros profissionais, algumas receitas da linha fit se apresentam como a solução para assegurar o prazer de se degustar este alimento geladinho e saboroso. É o sorvete funcional, também chamado de sorvete magro. Acredite, é uma delícia e garante saciedade, ou seja, tira a fome.

Foi sobre este assunto que falamos no quadro Toque Gourmet desta sexta-feira, 13, no programa Cidadania em Destaque. A nossa convidada foi a nutricionista Ariane Reis, que deu dicas aos ouvintes e também uma receita incrível de sorvete funcional. Sabe o que é melhor??? Leva apenas três ingredientes e é super fácil de fazer!!! Então, não perca tempo! Confira agora a íntegra do quadro no link abaixo e mande ver na receita! Assim, você se refresca do calor com essa delícia, sem pesar na consciência e muito menos na balança!

As festas de fim de ano chegam com muita confraternização, mesas fartas, aromas e sabores que encantam e que se apresentam de forma irresistível! Em especial na Ceia de Natal. Hummmm... Já sinto aquele cheirinho gostoso das tradicionais rabanadas! E o que dizer do quase sempre presente Peru Natalino? Ele é considerado por muitos a grande estrela da noite!

Seja tradicional ou alternativa, a Ceia de Natal é sempre marcada pelo prazer de comer bem e comemorar com familiares e amigos. A ocasião pede capricho nos detalhes para uma bela decoração e muito carinho na definição do cardápio e, principalmente, na sua execução. Afinal, cozinhar é uma forma de amar os outros.

As várias opções que podem incrementar a sua Ceia de Natal foram o tema do Toque Gourmet desta sexta-feira, 16. A Chef de Cozinha Fátima Brandão deu várias dicas aos ouvintes da Rádio 730, desde uma deliciosa variação para o arroz, aromatizado e saborizado com raspas de limão, até as sobremesas, passando pelas carnes e acompanhamentos. 

Se você ainda está em dúvidas sobre o que preparar para bem receber os seus convidados, então não perca tempo! Clique no link abaixo, confira a íntegra do Toque Gourmet e tenha uma noite deliciosa e feliz!

O fim de semana será de alta gastronomia no maior complexo hidrotermal do mundo. É a terceira edição do Festival Gastronômico de Caldas Novas, que começou nesta quinta-feira, 3, e segue até domingo. O evento faz parte do Circuito Gastronômico de Goiás que, neste ano, tem como tema a sustentabilidade e valoriza ingredientes típicos do Cerrado. O destaque na capital das águas quentes fica por conta do açafrão, combinado nas mais variadas receitas, inclusive doces.

Boa comida, oficinas, aulas show, apresentações musicais e, claro, o lazer oferecido pelas águas termais, formam a combinação do 3º Festival Gastronômico de Caldas Novas. O evento foi o tema do quadro Toque Gourmet do programa Cidadania em Destaque desta sexta-feira, com a participação do gerente de projetos e produtos da Goiás Turismo, João Bitencourt Lino. Confira a íntegra da entrevista abaixo e fique por dentro de tudo que vai rolar este fim de semana em Caldas. 

Leia mais...O Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão do mundo, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. Estima-se que cada brasileiro coma, em média, 6,2kg do alimento por ano. Só isso já justifica termos uma data para comemorar este delicioso e versátil alimento: 25 de outubro.

O Dia Mundial foi instituído em 1995, durante o Congresso Mundial de Macarrão, realizado em Roma. A data é comemorada em vários países, como Estados Unidos, Itália, México, Turquia, Alemanha e Venezuela. E, desde 2014, o calendário brasileiro passou a prever o Dia Nacional do Macarrão, também em 25 de outubro, por força de lei.

Um motivo a mais para saborear esta delícia, muito querida pelas grandes possibilidades que oferece, com sabor e praticidade. Mais que isso, cabe ressaltar que, ao contrário da vilania que lhe é atribuída por ser considerado um alimento muito calórico, o macarrão é, na verdade, uma grande fonte de energia e pode ser enriquecido com diferentes nutrientes também.

E foi o macarrão o tema do quadro Toque Gourmet do programa Cidadania em Destaque desta sexta-feira, 28, com a participação da Chef Lurdinha Lopes. Confira a entrevista, com dicas variadas, curiosidades e uma deliciosa receita que ele deixou para os nossos ouvintes. 

Leia mais...O goianiense já está acostumado aos tradicionais rodízios: de carnes, pizza, massas, petiscos e frios. A novidade agora na Capital é o rodízio de tortas, com ênfase nas guloseimas doces! Uma pedida e tanto para formiguinhas de plantão!

O evento será na noite da próxima sexta-feira, 7, e vai além da degustação dessas iguarias. Além dos doces, os comensais poderão apreciar também sanduíches, torta de frango e outras delícias, enquanto curtem apresentações musicais ao vivo.

O primeiro rodízio de tortas de Goiânia foi tema do Toque Gourmet de hoje e, abaixo, você confere a íntegra do quadro, com entrevista da especialista em tortas e doces, Fabíola Ribeiro, e uma deliciosa receita de trufa que ela deixou para os ouvintes do Cidadania em Destaque. 

Leia mais...Como sempre digo, cozinhar é um ato de carinho! Colocar amor no que se faz é, sem dúvida, o melhor tempero. Não tem erro: fez com cuidado e vontade de agradar, vai agradar mesmo! Hoje me deu o palpite de compartilhar neste espaço mais uma receita que minha família adora quando faço. E sabe o que é melhor? É super fácil e fica uma delícia! Então, hoje vamos de Fricassé, mas um pouquinho diferente do tradicional.

Algumas considerações antes de partir para a receita: Como já afirmei outras vezes aqui no blog, eu costumo fazer tudo “no olho”, sem seguir medidas exatas, mas darei algumas sugestões para que você se oriente. Ou seja, ao fazer este prato, confie no seu próprio paladar e dê o seu toque de Chef! ;)

FRICASSÉ COM BANANA DA TERRA

Ingredientes:

2 peitos de frango

1 cebola grande picada em cubinhos

2 dentes de alho picadinhos ou amassados

3 bananas da terra

3 espigas de milho verde

1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes (aproximadamente)

1 caixa de creme de leite

200g de requeijão

100g de azeitonas sem caroço picadas

200g de muçarela fatiada (sim, a escrita correta deste queijo em português brasileiro é esta, com cê-cedilha!)

100g de batata palha

Sal e temperos variados a gosto

Modo de Preparo:

Normalmente, costumamos comer fricassé com o frango desfiado. Aqui eu faço diferente, aproximando mais da receita original do prato. Então, corte o peito de frango em cubinhos ou tiras pequenas e tempere a gosto. Numa panela, aqueça um pouco de azeite ou óleo de sua preferência, refogue a cebola, o alho e junte o frango. Cozinhe pingando um pouquinho de água de vez em quando para dourar a carne. Acrescente as azeitonas. Caso prefira, também pode colocar palmito picado. Ajuste o tempero e reserve.

Descasque as bananas, pique em rodelas ou no sentido transversal e grelhe numa frigideira com um pouquinho de óleo para não grudar. Reserve.

Bata o milho verde e o caldo de legumes no liquidificador e, depois, leve ao fogo para cozinhar e engrossar até formar um creme (angu). Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Ao fim do cozimento, acrescente o creme de leite e ajuste o tempero. Tem gente que faz com milho em conserva, mas o sabor com o fresco é indiscutivelmente melhor.

Agora, vamos à montagem. Você pode misturar o creme de milho à carne refogada. Eu prefiro montar em camadas distintas. Para isso, num refratário, comece com o refogado de frango. Cubra com o creme de milho verde. Ele já vai penetrar um pouco na carne, ainda que em camadas separadas. Coloque o requeijão e disponha as bananas por cima, formando mais uma camada. Cubra com o queijo e leve ao forno para gratinar.

Para finalizar, decore com batata palha por cima e sirva com arroz branco. 

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757