Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

Reprodução da Internet
TPM
Desconforto, irritação, cólicas... qual mulher nunca enfrentou esses sintomas clássicos? Quem nunca teve TPM que atire a primeira pedra. De uma forma ou de outra, algum sintoma sempre é manifestado.  Segundo pesquisas de uma Universidade Americana, a conhecida tensão pré menstrual está presente em 95% das mulheres no mundo. Porém, pra algumas vem mais forte, e pra outras mais branda.

No meu caso, viro um furacão. Todo o meu lado bom se transforma em negro, e bem rápido, do dia pra noite. Além das terríveis dores, eu fico nervosa, emotiva, chata, digamos que insuportável. Choro, como tudo que vejo pela frente. Tá ai mais um problema, meu peso na balança sempre aumenta. Uma situação que foge do meu controle emocional e psicológico. Mas o que muita gente não tem conhecimento, e nem eu tinha até pouco tempo, é que isso pode ser mudado.

Você sabia que a alimentação influencia diretamente no seu período menstrual? Se você tiver uma alimentação mais leve, mais balanceada no decorrer do mês, a tendência é que o período menstrual venha mais tranquilo. Mas se a alimentação for pesada, cheia de refrigerante, massa, gordura, açúcar e frituras e a vida sedentária, tudo pode virar um pesadelo.

Com certeza muita gente está agora se perguntando, e me achando louca em falar isso, porque só sendo mulher pra saber como é difícil controlar a ansiedade no período menstrual. Se já é difícil seguir uma dieta balanceada, no dia a dia imagina durante os “red days”. A verdade é que funciona. Um estilo de vida saudável e, sobretudo, a alimentação balanceada podem minimizar os efeitos e tornar os sinais mais brandos. O primeiro passo deve partir de nós mesmas. Trocar o refrigerante pelo chá, o chocolate ao leite pelo amargo, evitar alimentos industrializados, esquecer o sedentarismo e praticar atividade física, e os lanches ricos em carboidratos por frutas.

A nutricionista Ana Paula Henriques conversou com a gente, no Quadro Mulher desta semana e montou um cardápio anti TPM, pra mudar definitivamente esse “carma” que nós mulheres carregamos.  Diga-se de passagem, que comigo tem funcionado.

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757